Onde estamos

Na primeira metade do século XIX, o café já é cultivado em grande parte do Vale do Paraíba, fazendo mudar todo o aspecto físico da região. Os morros em “meia laranja” e a floresta virgem são preparados para receber as mudas de café, rubiácea oriunda da África e que durante centenas de anos fora cultivada pelos árabes. Naquele vale antes intransponível pela muralha que representava a Mata Atlântica, tem início uma frenética movimentação de foices, machados e facões. Milhares e milhares de negros escravos são levados à serra para devastar a milenar Mata Atlântica da região do Vale do Paraíba e povoá-lo. Parte da floresta é destruída pelas queimadas e a outra parte derrubada. Da imensidão do verde são deixados intactos, aqui e acolá, alguns capoeirões. (fonte: Publicação do CEDIM/RJ)

A nascente do Rio Santana está localizada na Serra de Santa Catarina e o trajeto de suas águas até a foz no Rio Guandu, em Japeri, atravessa vários distritos. Grande parte de seu leito montanhoso, com belas quedas e cachoeiras, está inscrito nos distritos de Marco da Costa e Vera Cruz, ambos em Miguel Pereira – RJ.

Vera Cruz está encravado no Vale do Rio Santana. É um distrito rural, na divisa dos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira, por onde se tem acesso por uma estrada municipal distante 12 km do Centro da Comarca. É formado por pequenas propriedades, quase todas voltadas ao lazer de final de semana, e algumas propriedades do século XVIII. A maioria das fazendas está em ruínas, com exceção da Fazenda da Piedade, hoje conhecida como Santa Cecília. A Fazenda foi totalmente restaurada e aceita visitações agendadas.

Vera Cruz, assim como outros distritos rurais no passado, tinha acesso através de uma ferrovia em bitola estreita que, além do transporte de passageiros, fazia o transporte dos produtos agrícolas da região para as feiras da Baixada Fluminense. Com a extinção e privatização deste ramal os agricultores locais passaram a deixar suas atividades naturais para se tornarem empregados em sítios de lazer da região, perdendo aos poucos seus hábitos, tradições e conhecimentos recebidos de gerações anteriores.

Tour virtualgoogle

Este slideshow necessita de JavaScript.


CABEC21