Histórico

CABEC21

Em 30 de abril de 1996, um pequeno grupo de sitiantes em Vera Cruz, preocupados com a acelerada degradação ambiental e poluição  do rio que batiza o Vale, funda a Sociedade Ecológica Cavaleiros do Alto Santana – SOECAL, uma organização não governamental da sociedade civil, sem fins lucrativos. A partir deste momento, a SOECAL busca proteger e ampliar o que ainda resta da Mata Atlântica na região.

Suas principais ações são em defesa do Rio Santana e sua microbacia, de grande importância no abastecimento de água para os Municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Como principal afluente do Rio Guandu em território fluminense, o Rio Santana é de grande importância também para mais de 10 milhões de habitantes do Estado do Rio de Janeiro (Cidade/Baixada/Região Metropolitana).

A organização conta com uma renda mensal insuficiente, resultado da contribuição dos seus colaboradores, além de algumas esporádicas doações. Não possui qualquer apoio governamental nas diversas esferas de poder, mas consegue desenvolver variadas e significativas ações.

É a Sociedade Ecológica Cavaleiros do Alto Santana, a primeira manifestação da sociedade civil organizada no município de Miguel Pereira – RJ, a atuar em prol da conscientização, educação e proteção ambiental na região e arredores.

Agora, quando com sofrido amadurecimento completa 21 anos de existência, deseja aprofundar suas ações na área da educação ambiental, na capacitação para o trabalho e, na busca da renda alternativa, como propostas indivisíveis na direção do desenvolvimento sustentável.

Não deseja, nem pretende, sua promoção a qualquer preço.  Não concorda com qualquer alinhamento político partidário, muito comum a alguns ambientalistas de ocasião. Estes, encobrem os ilícitos ambientais da região e satisfazem seus interesses junto aos que deveriam ser combatidos.

Dispomos hoje de fantásticos instrumentos capazes de levar a muitos lares as cinzentas previsões esperadas para este século. Apesar disto vislumbramos, com otimismo, a movimentação de nações em todo o mundo unindo-se para impedir a continuidade suicida das agressões ao meio ambiente.

O Tratado de Kioto é a mais importante manifestação na busca de uma unicidade de ações, no resgate dos passivos ambientais.

Que todos nós, ambientalistas e cidadãos conscientes, façamos a nossa parte: reconhecer e praticar soluções inteligentes para os nossos problemas diários, como o lixo, o esgoto e a água; e influenciar nossos semelhantes.

É desta forma que a SOECAL atua, na expectativa de fomentar transformações que direcionem, todos, para a tão sonhada cidadania planetária!

cropped-nature.png