Ações

 EventosTimeline +

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
Jardineiros Ambientais
Arte com Tecidos
Culinária Regional Caseira
Oficina do Pão
Ferrador de Animais
Alfabetização de Adultos
Iniciação ao Conhecimento
    • Trabalho Artesanal em Couro
    • Manuseio de Ervas Medicinais

PLANTANDO HOJE O AMANHA
Projeto Secretaria Estadual de Cultura
Projeto Guardiões da Natureza
1ª Semana Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial das Águas Potáveis
Clube da Árvore
Dia da Criança
Concurso de Redação

INFORMAÇÃO E CULTURA
Bibliotecas Itinerantes
Jornal Minhoca da Terra

SAUDE E MEIO AMBIENTE
Doenças que Acometem o Homem a partir dos 40 anos
Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, Conhecimento e Prevenção
Saúde e Higiene Bucal

ESPAÇOS DE CONVIVENCIA
Rancho dos Saberes
Subsede em Paty do Alferes
Centro de Atividades Eco Ambientais Profª Heloisa Pessôa Goulart

TRILHA VERDE
Coletores para Material Reciclável
Placas Ambientais
Cavalgadas Ecológicas
1º Fórum de Meio Ambiente e Ecoturismo de Miguel Pereira
Área de Proteção Ambiental do Alto Santana (APA do Alto Santana)


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA 

A SOECAL fomenta ações gratuitas, abertas à comunidade e que contribuem ao acesso da renda alternativa.

O despertar da sensibilidade e atenção aos problemas ambientais é fundamental na criação de uma consciência preservacionista por isto, a SOECAL promove cursos livres que incentivam o homem à manter seu ofício no campo, encorajando sua sensibilidade quanto aos problemas do meio ambiente, sua importância no crescimento sustentado e na valorização da cidadania e da auto estima.


2015

JARDINEIROS AMBIENTAIS

Formou 20 jovens nas técnicas de jardinagem e paisagismo, com capacidade para atuar nos seguintes segmentos:

  • Ambiental: agentes de preservação, recuperadores de áreas e multiplicadores da consciência ambiental
  • Residencial: acesso à renda alternativa

O Projeto também revitalizou o Horto Municipal de Paty do Alferes e algumas praças da cidade de Paty do Alferes, implantou Banco de Sementes e utilizou a mão de obra capacitada na recuperação de 2.000 m² de vegetação de Mata Atlântica nas faixas marginais da microbacia regional.

camera Galeria +
 Apoio
posto Turcão SUPERMERCADO BRAMIL
youtube-512Canal SOECAL +
PROJETOS JARDINEIROS AMBIENTAIS E BIBLIOTECAS ITINERANTES (SLIDESHOW)
Notícias +
PROJETO JARDINEIROS AMBIENTAIS
Voltar ao topo da página

2012 e 2014

OFICINA DE ARTE COM TECIDOS

Curso de capacitação, com duração de 4 meses, oferecido em Vera Cruz (sede) e em Arcozelo (subsede).

Qualificou as participantes a costurar almofadas, patchwork, panos de prato e de mesa, pisos, camisas, bolsas e sacolas de pano, barras e acabamentos úteis para qualquer peça, entre outros.

A SOECAL contratou instrutora e forneceu todos os materiais e equipamentos (máquinas de costura, overloque e outros que foram doados e restaurados). Na conclusão e formatura do curso, realizada no salão principal da sede do Rotary Clube, também foram oferecidos transporte, diplomas e festa de confraternização, com a participação das alunas, parentes e convidados.

camera Galeria +
 Apoio
posto Turcão supermercado arcozelo CIA DO PRODUTOR
Notícias +
FORMATURA DO CURSO DE ARTE COM TECIDO
NOVA EDIÇÃO DO PROJETO OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM CORTE, COSTURA e ARTESANATO
ALUNAS DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM CORTE, COSTURA E ARTESANATO VENDEM SUAS PEÇAS EM BAZAR DE NATAL
Voltar ao topo da página

2003

CURSO DE CULINÁRIA REGIONAL CASEIRA

Capacita profissionais para atendimento imediato às ofertas de emprego oferecidas pelo setor de turismo, como hotéis e pousadas. Ao aluno, promove a obtenção da renda alternativa. Os instrutores, contratados pela Sociedade, são profissionais qualificados residentes na região.

1ª EDIÇÃO
09-2009 – 2ª EDIÇÃO

Em sua 2ª edição, a SOECAL capacitou 19 alunas da comunidade da Bela Vista em Arcozelo. A formatura, festejos e almoço, com a degustação de receitas preparadas pelas formandas, foi realizada no CIEP de Paty do Alferes – RJ no dia 13 de setembro de 2009.

Notícias +
DIPLOMAÇÃO DO CURSO DE CULINÁRIA REGIONAL
Voltar ao topo da página

OFICINA DO PÃO

Direcionada para jovens e adultos.
É orientada a partir de temas relacionados à culinária artesanal, visando o retorno de uma base alimentar sadia e ecologicamente correta. A região, outrora apoiada em forte base agrícola, perdeu suas características a partir da extinção da Estrada da Ferro Leopoldina, responsável pelo transporte dos produtos produzidos na região para as feiras e mercados da Baixada Fluminense.

Após a conclusão do curso, algumas alunas utilizaram os conhecimentos adquiridos comercialmente. A ação demonstra um avanço na criação de uma economia autossustentável.
1ª EDIÇÃO
2ª EDIÇÃO
Voltar ao topo da página

CURSO DE FERRADOR DE ANIMAIS

ferrador_1Pretende recuperar ofícios importantes do campo, hoje praticamente esquecidas. Tem por objetivo a renda alternativa e a fixação do homem em sua comunidade.

Em sua primeira edição, formou 7 alunos com idades entre 20 e 40 anos. O curso teve duração de três meses, no período de 04/08/2000 a 04/10/2000, com  aulas às terças, quartas e quintas. A SOECAL contratou como instrutor, o Sr. Tarcísio Machado (foto), ferrador oficial do Jóquei Clube Brasileiro, que concluiu sua participação com simplicidade, brilho e muita competência.

Voltar ao topo da página

04-2001

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

Realizamos turma de 20 alunos com idades entre 25 e 55 anos. As aulas foram ministradas em horário vespertino pela instrutora voluntária, Sra. Célia Castro Paschoal, membro atuante da SOECAL.

A Escola Estadual Vera Cruz cedeu sala e instalações para maior conforto e adequação do trabalho.

Atualmente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro desenvolve um projeto oficial de Alfabetização de Jovens e Adultos. A partir daí nos retiramos!

Buscamos atuar enquanto não se verifica a intervenção “obrigatória” do estado. Não podemos e nem queremos substituir as obrigações constitucionais dos governos e sim, complementá-las, quando necessário.
Promovemos e desenvolvemos apenas a participação voluntária e cidadã da sociedade civil organizada!
Voltar ao topo da página

2006

INICIAÇÃO AO CONHECIMENTO

Associados com formações variadas voluntariamente se oferecem para ministrar cursos rápidos. A troca de experiências possibilita aos participantes um despertar de conhecimentos , além de outras motivações comerciais ou pessoais.

As contribuições da Drª Teresa Maria Teresa Bastos da Silva (doutora em Química) e de seu esposo, Dr. Benedito Pedro da Silva (advogado que tem como hobby o artesanato em couro), demonstraram, na simplicidade natural das nossas ações, como pode ser feita uma harmônica convivência dos que querem colaborar com os que desejam crescer e melhorar.

Trabalho Artesanal em Couro

Manuseio de Ervas Medicinais

Voltar ao topo da página

 PLANTANDO HOJE O AMANHà

Os programas são elaborados a partir de observações das dificuldades locais, e da constatação de que a maioria das crianças e jovens da região não possuem mais nenhuma relação com a natureza.


2015

PROJETO SEC – SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA

A SOECAL ampliou sua atuação entre crianças e jovens, grupos mais sensíveis às iniciativas culturais, através de projeto apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura do RJ e do Ministério da Cultura.

A iniciativa tem como objetivo propagar o hábito da leitura. A cultura  é estimulada em locais interioranos de base rural, onde as condições financeiras e sociais, distantes dos centros urbanos, são grandes empecilhos à difusão  do conhecimento e saber.

AÇÕES DO PROJETO
DIA DO LIVRO: realização de evento comemorativo ao Dia do Livro no Centro Cultural Maestro José Figueira, reunindo mais de 120 crianças de escolas da região, com palestra literária (escritor e ambientalista Vilmar Berna); apresentação de peça infantil – grupo Educando com Arte; contação de histórias infantis com animação cultural; e distribuição de livros infantis.
EVENTOS LIVRES: realização de eventos livres na área da biblioteca comunitária, com animação cultural e brincadeiras pedagógicas com os animadores Jorge e Vânia, além da farta distribuição de pipoca e lanches.
EVENTOS CULTURAIS: realização de eventos culturais na conclusão do projeto Bibliotecas Itinerantes, em quatro escolas municipais da região: Felício Bastos, Marco da Costa, Laudelina Bernardes e Nossa Senhora das Graças, com múltiplas atividades de animação cultural, contação de histórias, teatro infantil e lanches envolvendo um universo de aproximadamente 300 crianças.
LEVA E TRÁS: distribuição pública e gratuita de títulos não adequados à região onde se encontra a biblioteca comunitária, recebidos por doação, que serão colocados em caixas plásticas, para distribuição direta, sem qualquer controle e interferência, nas rodoviárias de Miguel Pereira e Paty do Alferes – “se não voltar bom, se voltar ótimo”
ANIMAÇÃO CULTURAL: contratação de grupos e pessoas especializadas que já atuavam na região, com experiência em contação de histórias, teatro infantil e animação cultural.
INTERCÂMBIO ENTRE PROJETOS DA SOECAL: utilização de mão de obra das artesãs capacitadas no projeto Corte, Costura & Artesanato, na confecção de 100 marcadores de livros para distribuição em eventos do projeto.

INVESTIMENTOS
AMPLIAÇÃO DE BIBLIOTECA: ampliação e atualização do acervo da Biblioteca comunitária Embaixador José Aparecido de Oliveira, instalada na sede da SOECAL em Vera Cruz, distrito rural de Miguel Pereira na aquisição de novos títulos, principalmente os de indicação infanto – juvenil.
ADEQUAÇÃO DE BIBLIOTECA: adequação, reforma e melhorias na parte externa da biblioteca comunitária – José Aparecido de Oliveira – para instalação de pequeno parque infantil como atração permanente aos novos leitores mirins e infantis.
EQUIPAMENTOS: aquisição de equipamentos como computador, projetor multimídia, microfones, tela, tendas, barracas e filmadora.
MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ITINERANTE: aquisição de ciclomotor de baixa cilindrada, em substituição ao antigo transporte de livros para distribuição e empréstimos gratuitos, uma charrete de tração animal, aumentando significativamente o alcance de nossas ações e projetos culturais.

camera Galeria +
 Apoio
Secretaria de Cultura - LOGO - projeto2
youtube-512Canal SOECAL +
Projetos Jardineiros Ambientais e Bibliotecas Itinerantes (slideshow)
Notícias +
SOECAL VENCE EDITAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO
Voltar ao topo da página

 2006

PROJETO GUARDIÕES DA NATUREZA

Tem por objetivo formar guias turísticos com capacidade de multiplicar informações e ações sustentáveis. Possibilita acesso à renda alternativa.

Os alunos receberam aulas teóricas e práticas de: Natação e Salvamento; Primeiros Socorros; Caminhada de Orientação; Rapel; Trabalho Artesanal em Couro e Preparo de mudas para reflorestamento.

A SOECAL criou o Horto Experimental Bahiano Bacellar que serviu de escola ao conhecimento e prática na produção do adubo orgânico – compostagem, bem como à iniciação ao preparo de mudas para reflorestamento da mata nativa da região.

O projeto ocorreu 2006, teve a duração de 12 meses, formou oito jovens como agentes ambientais e foi financiado integralmente com recursos da SOECAL.

youtube-512 Canal SOECAL + 
Projeto Guardiões da Natureza – slideshow
Voltar ao topo da página

06-2003

1ª SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi comemorada em Vera Cruz com o “1º Faxinaço no Rio Santana”. A ação reuniu centenas de pessoas, entre jovens escolares e professores, motivadas pela causa ecológica em forma de gincana. As equipes participantes foram presenteadas com bicicletas.

Parceiros: SEBRAE de Três Rios e Paracambi; EMATER – Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Vera Cruz; Sindicato Nacional dos Aeroviários; Prefeitura Municipal de Miguel Pereira e Jornal Panorama Regional.

O primeiro evento foi promovido e organizado pela SOECAL em junho de 2003. A partir dele, ações semelhantes são realizadas espontaneamente pelas escolas e comunidade.
Divulgação do Evento para as Escolas
Gincana Ambiental – Faxinaço do Rio Santana
Voltar ao topo da página

03-2005

DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS POTÁVEIS

A comemoração do Dia Mundial das Águas Potáveis, na Escola Municipal Felício Bastos, foi marcada por uma apresentação sobre a importância de se preservar este recurso.

A SOECAL promoveu uma gincana onde os alunos apresentaram trabalhos que demontram atitudes que colaboram para a preservação e economia deste bem natural. A participação dos alunos foi reconhecida com a distribuição de  brindes e prêmios.

Voltar ao topo da página

09-2002

CLUBE DA ÁRVORE

Projeto de autoria do Instituto Souza Cruz e executado pela SOECAL nas instalações da Fazenda Santa Cecília em Vera Cruz. A ação consiste na distribuição de kits instrucionais produzidos pelo Instituto. O evento comemorativo “Dia da Árvore” reuniu 22 Escolas Municipais.

Voltar ao topo da página

10-1998

DIA DA CRIANÇA

Cavaleiros se reúnem para promover evento comemorativo ao “Dia da Criança”.
No pátio da antiga estação ferroviária de Vera Cruz, hoje desativada e descaracterizada, foram organizadas várias brincadeiras com as crianças e familiares, além de farta distribuição de lanches, brindes e medalhas aos participantes.

Voltar ao topo da página

07-1999

CONCURSO DE REDAÇÃO

O concurso foi promovido pelo Jornal Olhos de Lince e propôs o tema “Como receber o turista”.

A Rede Municipal de Ensino de Miguel Pereira desenvolveu a atividade nas turmas da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I. A autora da redação vencedora do concurso foi LILIAN DOS SANTOS LUCHESSI, aluna da 4ª série da ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO NASCIMENTO JUNIOR em VERA CRUZ. Esta foi uma das escolas rurais onde a SOECAL desenvolveu um trabalho pioneiro de educação ambiental de 1996 a 1998.

Não houve continuidade da ação face ao fechamento da Escola.

Como receber um turista
Quando a minha cidade for visitada eu vou receber as pessoas com amor e dedicação, para que eles fiquem bem à vontade com todo mundo. Elas devem ser bem tratadas para que se sintam bem. Eu traria uns latões para que as pessoas colocassem o lixo evitando jogá-lo nas ruas e nos rios !
Eu as levaria a lugares lindos ! Primeiro iria nas cachoeiras para desfrutarem daquela beleza natural, depois mostraria as plantas e o restante da cidade. Eu alugaria uma charrete para que todos andassem nela, iria lá na mata mostrar tudo, tudinho ! Só teria que saber como contar a história de cada local visitado. Para o descanso e alimentação do grupo, os levaria para o melhor hotel para que pudessem se lembrar sempre da nossa região.
( Lilian dos Santos Luchessi )
Voltar ao topo da página

INFORMAÇÃO E CULTURA 

 2011

PROJETO BIBLIOTECAS ITINERANTES

A ação surgiu como aperfeiçoamento ao Projeto Rancho dos Saberes, a partir da baixa procura das suas bibliotecas, tanto de Vera Cruz (sede) como de Arcozelo (subsede).

Apesar da intensa divulgação, o serviço de empréstimo de livros estava subutilizado. Avalia-se que isto ocorra pela simplicidade das comunidades envolvidas, não acostumadas ao hábito da leitura.

Sendo assim, a SOECAL criou o projeto Bibliotecas Itinerantes onde os livros são emprestados de porta em porta, em charretes, levando conhecimento, cultura e lazer às comunidades rurais.

Notícias +
PROJETO BIBLIOTECAS ITINERANTES
REVISTA DO MEIO AMBIENTE DIVULGA PROJETO DA SOECAL
SOECAL LEVA CONHECIMENTO, CULTURA e LAZER ÀS COMUNIDADES RURAIS
Voltar ao topo da página

2005

JORNAL MINHOCA DA TERRA

Boletim informativo para divulgação das ações e projetos realizados e por realizar, reportagens locais de interesse dos munícipes e editoriais denunciando mazelas ambientais como: ocupações ilegais, desflorestamento, poluições (água e ar) uma das quais destacamos:

“Lixão da Serra”: um monumento fétido, erguido e mantido há décadas em homenagem a ignorância e insensibilidade de maus administradores, a poluir todo entorno de um dos mais belos cartões postais do declamado “3° Melhor Clima do Mundo”. Após anos de exaustiva pressão que acabou viralizando em todos os canais do município, acabou sendo aterrado e extinto!

Após várias edições o Minhoca da Terra está inativo pela falta de recursos para editá-lo em conjunto com a realização de outras ações. Estamos pensando em hospedar edições não impressas em papel neste site:

Talvez abraçar uma causa e fazê-la acontecer seja um sonho, mas não nos esqueçamos, somos do tamanho dos nossos sonhos.
(Fernando Pessoa)
Voltar ao topo da página

2005

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

O projeto desenvolveu ações que orientam sobre a prevenção de doenças.

PALESTRA “DOENÇAS QUE ACOMETEM O HOMEM A PARTIR DOS 40 ANOS”

Voltada ao público adulto do “sexo masculino” com mais de 40 anos. Proferida pelo Dr. Rodolfo Cognac com distribuição de material explicativo.

PALESTRA “DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST, CONHECIMENTO E PREVENÇÃO”

Voltada ao público jovem de ambos os sexos. Proferida pelo Dr. Jaime Rabacov com distribuição de material explicativo.

AÇÕES DE SAÚDE E HIGIENE BUCAL

Desenvolvidas para um público infantil sob organização e orientação da “Ação Social Dr.Marcelo Couto”. Mais de 200 crianças receberam aplicação de flúor, noções de preservação da saúde bucal e técnicas de escovação. A ação foi conduzida pelos Doutores Marcelo Couto,  Eduardo Borges Ornelas e  Rafael Duarte.

Voltar ao topo da página

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

2009

PROJETO RANCHO DOS SABERES

Espaço destinado ao desenvolvimento e compartilhamento de manifestações de cultura, arte e conhecimento voltados ao esclarecimento e cidadania das comunidades locais. Está presente tanto na sede de Vera Cruz ( Miguel Pereira) quanto na subsede de Arcozelo (Paty do Alferes).

Estão equipados com bibliotecas e possuem serviço de empréstimo de livros.

Voltar ao topo da página

2009

SUBSEDE EM PATY DO ALFERES

A SOECAL amplia suas ações socioambientais na região inaugurando uma subsede em Arcozelo. O imóvel, anexo ao Sítio Luz do Sol, foi cedido pela Diretora de Ecologia e Meio Ambiente, a professora Ana Maria Pinto de Souza.  Na ocasião, Ana Maria inaugurou o Centro de Vivências Socioambientais Professora Nilcéa Silva Pinto de Souza em homenagem à sua mãe já falecida.

Durante a inauguração foi realizada a primeira aula do Projeto Prata da Casa – Culinária Regional Rural, Noções de Ecologia e Noções de Etiqueta, onde serão capacitadas pessoas da comunidade para trabalharem em pousadas, hotéis e restaurantes da região. Uma das instrutoras será Maria José Mont Mor e as coordenadoras, Ana Maria Pinto de Souza e Maria do Carmo Castro. Em breves palavras o fundador do Jornal Panorama, Luís Palma parabenizou a SOECAL pela iniciativa que vem atender a demanda existente na formação de Cidadania e Preservação Ambiental pela comunidade rural.

Entre os convidados estavam o vice-prefeito e o diretor de Turismo de Paty do Alferes, Ciro Carius e Lauro Siqueira Campos, Celso Woltzenlogel, Zezé da Floresta e sua esposa Adriana –  ambos ex-secretários de Meio Ambiente de Paty do Alferes.

Voltar ao topo da página

03-2005

CENTRO DE ATIVIDADES ECO AMBIENTAIS PROFª HELOISA PESSÔA GOULART

Inaugurado novo local para desenvolvimento de cursos e palestras. A obra foi realizada com recursos do Presidente Fundador da SOECAL, Profº Cláudio Pessôa Goulart, e as instalações cedidas em regime de comodato.

Voltar ao topo da página

TRILHA VERDE

2017

INSTALAÇÃO DE COLETORES PARA MATERIAIS RECICLÁVEIS

A SOECAL investiu em ação para impedir que o lixo reciclável, abandonado nas margens do Rio Santana, seja arrastado e instalou 5 coletores  em Vera Cruz – Miguel Pereira – RJ.

Os coletores são estruturas vazadas que facilitam o depósito e o recolhimento do material descartado. Foram instalados em locais estratégicos, ao lado dos tambores da Prefeitura (PMMP), que agora devem receber apenas o lixo orgânico (úmido). O design permite que os itens permaneçam em seu interior mesmo quando o rio sofre aumento de volume, algo comum no verão em decorrência dos temporais. O lixo, quando carregado pelo rio, pode causar sérios problemas de saúde relacionados à poluição da água e também, contribuir para o seu transbordamento .

O custo de cada coletor é de R$ 700,00, investidos integralmente pela SOECAL. É fabricado com treliças de ferro, pintura básica em zarcão naval e tinta automotiva. O projeto foi aperfeiçoado a partir de um modelo de madeira utilizado em um condomínio em Búzios – RJ. A substituição do material, por algo mais resistente, garante ao coletor uma vida útil de pelo menos 15 anos sem qualquer manutenção.

Durante a instalação do coletor piloto a SOECAL identificou uma necessidade de intensificar as orientações sobre seu uso. A contribuição da comunidade por meio da separação do lixo orgânico (úmido), do reciclável (seco) era fundamental. Além disto, algumas dificuldades envolvendo ordem pública foram detectadas: houve furto de material instrucional e danos provocados por ato de vandalismo.

Felizmente a comunidade reagiu e motivou a continuação do projeto. Agora, a nossa intenção é levar esta ação para o município de Paty do Alferes, onde a SOECAL possui uma subsede.”
Cláudio Goulart (diretor-presidente da SOECAL)
Foto: Coletor destruído por ação de vandalismo
Notícias +
COLETA VOLUNTÁRIA DE MATERIAL RECICLÁVEL
Voltar ao topo da página

1998

INSTALAÇÃO DE PLACAS AMBIENTAIS

As placas são instaladas em locais estratégicos visando educar e esclarecer moradores e visitantes. A ação pretende inibir práticas predatórias no acesso à região, nos locais de banho, nas quedas e cachoeiras do Rio Santana.

O resultado poderia ser mais eficiente caso houvesse apoio de grandes empresas que, de forma direta ou indireta, atuam na região. Petrobras, Light, Embratel e CEDAE estão presentes na área sem dar a devida retribuição que a legislação ambiental determina no capítulo das medidas compensatórias.
Voltar ao topo da página

1997

CAVALGADAS ECOLÓGICAS

Organizadas sempre com a finalidade de complementar os eventos. O grupamento a cavalo representa os ” cavaleiros do meio ambiente ” despertando grande curiosidade e admiração nos espectadores, divulgando e estimulando ações em prol da preservação ambiental, e atraindo a comunidade para participar. É também uma importante alavanca na promoção do ecoturismo e turismo rural. Já realizamos:

  • Cavalgada em direção à Reserva do Tinguá, para colocação de placa ambiental
  • Cavalgada promovida pelo Rotary Clube de Miguel Pereira em apoio às ações da SOECAL
  • Cavalgada ao Poço da Coroa – Fazenda da Glória em Vera Cruz
  • Cavalgada de abertura do 1º Fórum de Meio Ambiente e Ecoturismo de Miguel Pereira
Voltar ao topo da página

06-1996

1º FÓRUM DE MEIO AMBIENTE E ECOTURISMO DE MIGUEL PEREIRA

A realização deste Fórum, em 12/06/1999, contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira e apoio do Jornal Panorama Regional. O evento representou um grande avanço para a compreensão local da importância do assunto.

Temas prioritários na preservação do patrimônio ambiental, e as melhores alternativas na busca de soluções viáveis foram abordados pela primeira vez na região.

Temas discutidos:

  • Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro, uma preocupação de governo
  • Ecoturismo como promoção regional do desenvolvimento sustentável
  • Sustentabilidade
  • Educação Ambiental, alavanca da consciência preservacionista
  • Lixo: Problemas e soluções
  • Reserva Biológica do Tinguá: 10 anos – sua importância e problemas
Voltar ao topo da página

2002

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ALTO SANTANA (APA DO ALTO SANTANA)

Projeto desenvolvido pela SOECAL e encaminhado aos órgãos governamentais de meio ambiente federais e estaduais. Prevê a implantação de um corredor florestal interligando os municípios de Petrópolis, Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Duque de Caxias, através das áreas de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá e da APA de Petrópolis, na área compreendida entre a nascente do Rio Santana e sua parte montanhosa. A proposta da SOECAL pretende criar uma área de proteção delimitada pelos distritos de Vera Cruz, Marcos da Costa e Facão, todos pertencentes ao Município de Miguel Pereira.

A APA do Alto Santana favoreceria a racionalização de recursos e parceria entre as partes diretamente envolvidas. Sua implantação torna-se imperiosa para conter os efeitos negativos da forte pressão regional de ocupação irregular das terras, além de dar significado ao patrimônio esquecido por empresas que foram privatizadas. Empresas como a RFFSA, hoje Ferrovia Centro Atlântica, Light e Embratel não possuem interesse comercial na área, abandonaram seus acervos, sendo que alguns deles possuem acentuado valor histórico. Como exemplo, o “Viaduto Paulo de Frontin” em Vera Cruz, inaugurado em 1897.

A implantação da APA do Alto Santana é a única forma eficaz de barrar e reverter o grave problema ambiental que ameaça a região. Sem ela, a área concorre para uma acelerada degradação ambiental pela destruição da mata ainda existente e aumento na poluição do Rio Santana e seus afluentes, antes conhecidos e visitados pela beleza de seus atrativos: suas quedas, cachoeiras e o frescor de suas águas límpidas e cristalinas.

O projeto da SOECAL não foi contemplado, mas uma outra entidade local encaminhou à Administração Municipal uma proposta semelhante sancionada com o nome de “APA do Rio Santana”.

Não somos contra o direito à moradia, desde que ocorra em áreas adequadas e exista a participação e ordenação pública.
A Legislação Ambiental tem que valer e ser respeitada por todos !
Voltar ao topo da página

CABEC21