ONGs – Construindo a Cidadania

GERAL

É bastante comum, embora lamentável, a forte pressão que se faz contra as ONGs do país. É um recurso bastante conhecido: descaracterizar e desmoralizar instituições como estratégia para confundir as pessoas pouco informadas, a maioria. É certo que algumas entidades merecem, pois não passam de balcões de negociatas e falcatruas! Porém, muitas são as que trabalham no anonimato e buscam, através de ações positivas, estimular a participação do voluntariado ocupando lacunas deixadas pelos entes federativos (União/Estados/Municípios).

Para se compreender melhor é preciso explicar o significado da sigla ONG – Organização Não Governamental: sociedade civil organizada buscando soluções para as suas demandas.  Pode atuar em qualquer setor onde exista espaço para uma participação direta, ora apontando soluções, ora apresentado denúncias (quando necessário).

As ONGs ambientais têm ocupado, nos últimos tempos, espaços significativos na mídia. Previsões catastróficas para um futuro próximo indicam possíveis  consequências irreversíveis ao clima do planeta e a causa disto está na ação predatória do homem. Não há qualquer respeito ou preocupação com o destino do Planeta, de seus descendentes e das gerações futuras.

Você ainda pode ocupar o seu espaço nesta cruzada, que não tem donos e pertence a todos. Quem sabe as pessoas acordem e consigam enfrentar a destruição antes que seja tarde demais?

Na natureza não há prêmios nem punições, há apenas consequências.
Robert G. Ingersoll
TEXTO ADAPTADO DA COLUNA MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – por Claudio Goulart
Jornal Panorama Regional – Edição nº740 de 17/abr/2009 – Miguel Pereira – RJ

CABEC21

Deixe um comentário