GERAL
O dia 5 de junho foi instituído mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente e por quê? Pelo agravamento dos problemas ambientais em todo o Planeta principalmente, nas áreas mais habitadas.
Escassez de água, poluição do ar e do solo estão desafiando a capacidade dos homens, independente de cor, raça ou religião, de enfrentamento e busca de soluções que possam apontar direções mais seguras à manutenção da vida saudável e sustentável.
Nações buscam acordos de cooperação mútua. Da mesma forma, seguindo na mesma direção, governos estaduais e municipais. Isto é tudo? E a participação dos distritos, dos bairros e dos cidadãos?
A base de sustentação de todas as ações deve começar nas próprias casas, nos bairros, nos distritos e assim por diante. Sua atitude ambiental positiva pode influenciar e desencadear muitas outras ações coletivas em prol do meio ambiente. O acondicionamento seletivo do lixo, o uso racional da água, a preocupação com o esgotamento sanitário e o consumo de produtos certificados são posturas simples que geram excelentes resultados ambientais. Festejar o Meio Ambiente começa em casa, todos os dias!
Não é o desafio que define quem somos, nem o que somos capazes de ser, mas como os enfrentamos!
Podemos incendiar ruínas ou construir através delas, passo a passo, um caminho que nos leve à felicidade.
TEXTO ADAPTADO DA COLUNA MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – por Claudio Goulart
|
